Publicado em 30 abr 2024

A influência das luminárias de iluminação pública na poluição luminosa

Redação

A NBR 5101:2024 – Iluminação Viária – Procedimentos foi publicada em 2024, acrescentando, em relação à edição de 2018, ênfase ao combate à poluição luminosa provocada pela iluminação pública. Este artigo apresenta um resumo dos conceitos de poluição luminosa e de ofuscamento provocados pela iluminação pública, e são comentadas medidas no sentido de minimizar esses efeitos. São possíveis contribuições ao projeto e à instalação, que, na medida em que sejam aceitos e colocados em prática, poderão dar origem a documentos orientativos ou emendas, e ser considerados em futura revisão da norma NBR 5101.

Ivo Ázara, Thiago Menegotto e André Sardinha – 

A NBR 5101:2024 [1], enfatiza o controle dos problemas ambientais gerados pela iluminação pública, e do ofuscamento. Os problemas ambientais considerados são: luz intrusa, que é a parcela da luz emitida pela luminária que incide em propriedades próximas às vias; poluição luminosa do céu, que é a parcela da luz emitida diretamente para cima, acrescida da luz refletida pelo piso e outras superfícies; e prejuízos à vida animal e ao ser humano.


A poluição luminosa do céu faz com que o céu noturno apresente brilho superior (em muitos casos, bem superior) ao natural, devido à luz emitida para cima, diretamente da luminária ou refletida pelo piso e outras superfícies. Essa luz é espalhada pelas partículas em suspensão na atmosfera, o que dificulta, e até mesmo impede, a observação de estrelas e astros, afetando os cidadãos em geral e os astrônomos em particular, passando pelos poetas e pelos enamorados. Na figura abaixo estão demonstradas duas situações com poluições luminosas diferentes.

...

Artigo atualizado em 29/04/2024 02:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica