Publicado em 30 abr 2024

O gerenciamento das atividades de biobancos de bactérias e arqueas

Redação

A biotecnologia é um campo diversificado que envolve o trabalho com células vivas ou o uso de moléculas derivadas delas para aplicações orientadas ao bem-estar humano, usando diversos tipos de ferramentas e tecnologias. É um amálgama de ciência biológica com engenharia, por meio do qual organismos vivos, células ou partes são usados para a produção de produtos e serviços. Os principais subcampos da biotecnologia são a médica, a biotecnologia agrícola, a biotecnologia industrial, a marinha, a alimentar e a biotecnologia ambiental. Há parâmetros normativos que devem ser seguidos para as atividades de biobancos de bactérias e arqueas. Incluem o gerenciamento de dados associados ao material microbiano, bem como os requisitos de biossegurança e bioproteção. São aplicáveis aplicável a todas as organizações que realizam atividades de biobancos com bactérias e arqueas utilizadas para pesquisa e desenvolvimento e não se aplicam a métodos de processamento de materiais microbianos destinados à produção de alimentos para consumo humano e animal, a laboratórios que realizam análises de alimentos para consumo humano e animal ou ao uso terapêutico.

Os microbiomas são sistemas dinâmicos e complexos que consistem em bactérias, arqueas, fungos, algas, protistas e vírus, e os princípios de formação/funcionamento do microbioma são os mesmos, independentemente do organismo hospedeiro ou do ambiente. Uma recente revisão da definição de microbioma propõe que ele é o teatro de atividades dos microrganismos que vivem em um determinado ecossistema.

Assim, a microbiologia depende de coleções de culturas e dos serviços associados para sustentar e garantir a qualidade e a reprodutibilidade da investigação microbiológica. A ciência do microbioma assinala uma mudança de paradigma na abordagem científica, da preservação de amostras em colecções culturais para a preservação de comunidades complexas, o que requer o desenvolvimento de infraestruturas de apoio.

O biobanco microbiano deve tomar as medidas adequadas para prevenir a contaminação, como designar áreas dedicadas para atividades específicas, como aquisição, preparação de meios e reagentes, esterilização, inoculação, cultura, ensaio, armazenamento, descarte e limpeza. Deve usar sinalização apropriada para indicar o (s) nível (eis) de risco biológic...

Artigo atualizado em 29/04/2024 10:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica