Publicado em 28 abr 2018

A qualidade nos tempos da internet

Redação

qualidade_foto

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

No mundo atual, em um minuto, milhares de informações são lançadas na internet. Mais ou menos 3.607.080 buscas são feitas no Google, 600 páginas da Wikipédia são editadas, 456.000 tuítes são publicados e 120 profissionais criam perfis no LinkedIn. Isso é estarrecedor e demonstra a força dessa nova ferramenta do conhecimento humano.

Por isso, a influência da internet nos processos de gestão. Pode-se recordar que a história da evolução industrial passa por períodos, em que a primeira Revolução Industrial se deu no século 18, que foi o aperfeiçoamento da máquina a vapor por James Watt, colocando a indústria têxtil como símbolo da produção excedente, gerando a riqueza da época, criando um modelo econômico.

Depois, quando Henry Ford criou a linha de produção em massa, definiu a segunda Revolução Industrial, fazendo a produção empurrada, criando o conceito da produção em escala, reduzindo o custo e popularizando o produto, para que a massa trabalhadora pudesse adquirir, criando um ciclo virtuoso na indústria e na economia.

Esse período durou próximo de 60 anos (1913-1969), quando se entra na era da automação, acontecendo a terceira Revolução Industrial, que foi a implantação de computadores no chão-de-fábrica, colocando controles eletrônicos, sensores e disposi...

Artigo atualizado em 20/03/2020 10:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica