A gestão de riscos nas empresas
Redação
Mauricio Ferraz de Paiva
Mauricio Ferraz de Paiva -
Gerenciar riscos é parte da governança e liderança, e é fundamental para a maneira como a organização é gerenciada em todos os níveis. Isto contribui para a melhoria dos sistemas de gestão. Gerenciar riscos é parte de todas as atividades associadas com uma organização e inclui interação com as partes interessadas.
Gerenciar riscos considera os contextos externo e interno da organização, incluindo o comportamento humano e os fatores culturais. Gerenciar riscos baseia-se nos princípios, estrutura e processos delineados neste documento, como ilustrado na figura. Estes componentes podem já existir total ou parcialmente na organização. Contudo, podem necessitar ser adaptados ou melhorados, de forma que gerenciar riscos seja eficiente, eficaz e consistente.
A NBR ISO 31000 de 03/2018 - Gestão de riscos - Diretrizes fornece diretrizes para gerenciar riscos enfrentados pelas organizações. A aplicação destas diretrizes pode ser personalizada para qualquer organização e seu contexto. Este documento ...
Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.