Publicado em 03 mai 2018

Cumprir a lei e seguir as normas técnicas brasileiras podem diminuir os perigos dos produtos químicos

Redação

Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. Os compostos químicos, por sua vez, são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica. Habitualmente, os produtos químicos são formados por um componente ativo que é a substância que lhe permite desempenhar a sua função e por vários excipientes que melhoram a sua eficiência. Dependendo das suas características, podem servir para limpar, desinfetar, eliminar pragas ou levar a cabo diversos processos industriais. E quais os perigos que esses produtos oferecem? A normalização técnica pode diminuir os problemas envolvidos.

químico

Mauricio Ferraz de Paiva

Incidentes envolvendo produtos químicos requerem sempre cuidados e medidas específicas a serem desencadeadas para o controle das diferentes situações que podem ocorrer. Isso deve ser feito com a intervenção de pessoas devidamente capacitadas e equipadas, o que é fundamental para o sucesso destas operações.

Um fator de extrema importância para um atendimento emergencial adequado é o conhecimento dos perigos intrínsecos às substâncias químicas. As principais classes de riscos são: substâncias explosivas; gases (inflamáveis, não inflamáveis ou tóxicos); líquidos inflamáveis; sólidos inflamáveis ou reativos; oxidantes e peróxidos orgânicos; substâncias tóxicas; e substâncias corrosivas. São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica).

Já os produtos químicos perigosos podem ser classificados de acordo com a sua classe de perigo (perigo físico, perigo à saúde e/ou perigo ao meio ambiente). Quando liberados no meio ambiente, geralmente devido a acidentes ou vazamentos, os produtos químicos perigosos podem causar danos ambientais, podendo tornar-se emergências ambientais. As emergências envolvendo pr...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica