Publicado em 03 mai 2018

O controle e a certificação de qualidade

Redação

Pode-se dizer que a qualidade inclui as propriedades de uma unidade de produto, as quais podem ser avaliadas em função dos seus requisitos de acordo com as especificações.

Da Redação - 

amostragem2

Se a qualidade é a adequação ao uso, é a conformidade às exigências, a não conformidade é o não atendimento a requisitos especificados para qualquer característica de qualidade estabelecida. A não conformidade do produto com as características de qualidade requeridas pode ser expressa tanto em termos de porcentagem defeituosos (PD) como em defeitos por cem unidades (DCU).

A NBR 5425 – de 01/1985 – Guia para inspeção por amostragem no controle e certificação de qualidade consubstancia as regras e recomendações que devem ser aplicadas pelos órgãos responsáveis pelo Controle e Certificação de Qualidade. Para que o objetivo seja atingido, esta norma visa, especificamente, o seguinte: descrever procedimentos básicos de amostragem; explicar os princípios fundamentais da inspeção por amostragem; demonstrar a maneira pela qual os planos de amostragem estabelecidos em normas específicas são usados, para que as formas adequadas de inspeção e decisão fiquem convenientemente defi...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica