Publicado em 16 mai 2018

O cuidado com a temperatura no transporte de produtos alimentícios refrigerados

Redação

Deve-se manter critérios de temperatura para o transporte de produtos alimentícios refrigerados (resfriados ou congelados) no que diz respeito a estocagem, carga, deslocamentos e descarga. 

conteiner-refrigerado-para-armazenagem-e-transporte-de-produtos-frescos



Da Redação - 

A busca pelo alimento é algo que sempre moveu o ser humano pelo meio ambiente. Esta tarefa parece simples nos dias de hoje, bastando apenas o indivíduo comprar a comida e prepará-la conforme sua vontade (ou mesmo comprá-la pronta). Entretanto, os homens da caverna não tinham esta opção tão cômoda, precisando caçar sua carne e plantar seus vegetais.

Essas populações eram nômades e não tinham o hábito de guardar o alimento excedente para um futuro próximo. Entretanto, os períodos de seca e frio causavam escassez, tornando cada vez maior a necessidade de conservar a comida que sobrava para garantir certa estabilidade.

Este foi o cenário da humanidade até o período Neolítico (idade da pedra polida), há cerca de 10 mil anos, no qual o homem só comia alimentos frescos, isto é, caçava ou coletava sua refeição para satisfazer sua fome imediata. A partir deste período, as primeiras noções e técnicas para se conservar o alimento foram desenvolvidas.

As experiências foram revelando que o frio era a melhor maneira para preservar a comida, mas na época a tecnologia de refrigeração estava extremamente distante....

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica