Publicado em 23 mai 2018

O Planeta está em crise

Redação

Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do Planeta? A ação do ser humano está criando uma nova era geológica: o Antropoceno.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

geleira

As mudanças no Planeta estão ocorrendo rapidamente. Compare na foto a geleira McCarty, no Alasca entre julho de 1909 e agosto de 2004, sendo possível perceber que ela, literalmente, derreteu e se transformou em um vasto rio de águas turvas.

O que está ocorrendo com a Terra é uma constante degradação ambiental que é a desintegração ou a deterioração do meio ambiente por meio do consumo de ativos, por exemplo, ar, água e solo, o que acarreta a destruição dos ambientes e a erradicação da vida selvagem. Caracteriza-se como qualquer mudança ou agravamento ao território da natureza visto como pernicioso ou indesejável. O efeito ou a degradação ecológica é criado pela consolidação de uma população humana efetivamente substancial e em expansão, desenvolvimento monetário em constante expansão e a aplicação de tecnologia de destruição de ativos e poluentes.

Para o docente do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, a história do Planeta sempre foi marcada por alterações geofísicas e geológicas que orientaram a evolução da vida. “Isso até o início da Revolução Industrial, em torno de 1850, quando o homem começou a queimar combustíveis fósseis. Com isso, ele ganhou uma possibilidade de alterar a composição da atmosfera, o que afeta di...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica