Publicado em 23 mai 2018

Os requisitos para o conforto de um calçado

Redação

É importante se estabelecer os métodos de ensaio e os requisitos para determinação do índice de conforto dos calçados.

calçados



Guilherme Papa - 

Os primeiros calçados só surgiram entre os anos de 12.000 a.C. e 15.000 a.C.,

no período paleolítico. Seu objetivo era claro: proteger os membros inferiores. Em regiões com temperaturas mais baixas, os primeiros modelos eram parecidos com uma “bola de couro”, que embrulhava os pés de nossos ancestrais e os aquecia.

Em regiões mais quentes, o calçado era aberto, muito parecido com um chinelo ou sandália. Cada civilização antiga criou a sua versão, que tinha como base uma sola rija presa ao pé com tiras, que poderiam ser de fibras como o papiro, tiras de couro ou tecidos. A partir deste momento, o calçado passa a ser, além de um objeto protetor, algo que simboliza o poder e a riqueza entre as civilizações antigas, como a egípcia, por exemplo.

Muitos séculos de evolução tecnológica possibilitaram que a indústria de calçados se desenvolvesse e adaptasse os modelos com o passar dos anos. Atualmente existe uma infinidade de combinações entre tamanho, cor, material, finalidade e marcas para se fabricar um calçado.

Entre tantas possibilidades, uma das características mais desejadas pelo consumidor é o conforto do produto. Afinal, muitas pessoas passam uma grande parcela do dia utilizando um mesmo calçado. A
Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica