Publicado em 23 mai 2018

Uma norma técnica para a fabricação de panela de pressão segura

Redação

Os requisitos para fabricação de panela de pressão e de baixa pressão, de uso doméstico, com pressão interna, para ser usada em fonte externa de calor.

como-funciona-e-como-usar-panela-de-pressao-dicas-e-cuidados-para-cozinhar-com-seguranca-780x520



Guilherme Papa - 

“Amolecia os ossos e cozia rapidamente as carnes mais duras”. Esta é a definição do utensílio criado pelo físico francês Denis Papin, em 1679, a famigerada panela de pressão. Ela passou por muitas modificações desde o fim de século XVII até chegarmos ao segundo milênio depois de Cristo, como por exemplo seu tamanho e material (o ferro fundido passou a dividir espaço com o alumínio no início do século XX, e décadas depois veio o aço inoxidável).

A finalidade da panela de pressão está justamente em seu nome, a palavra chave “pressão”. No nível do mar, a água entra em ebulição quando atinge 100ºC, passando do estado líquido para o gasoso e permanecendo nessa temperatura até que todo o líquido se transforme. Entretanto, na região dos Andes, por exemplo, a água ferve a 87ºC, dificultando as populações indígenas de cozinharem seus alimentos.

Quanto maior for a pressão externa, maior será a temperatura de ebulição. A solução é então usar uma panela de pressão. A tampa possui uma borracha responsável pela vedação total da panela, impedindo que o vapor de água esc...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica