Publicado em 29 mai 2018

A operação dos sistemas metroviários e ferroviários

Redação

Os requisitos para operação dos sistemas metroviários e ferroviários em situações normal, anormal, especial, emergência e de segurança pública.

metro



Da Redação -

Embora o sistema ferroviário, de forma geral, não seja muito desenvolvido no Brasil, o sistema de metrôs é fundamental no dia a dia de milhões de pessoas da terra tupiniquim. Ainda mais neste período de greve dos caminhoneiros, no qual a falta de abastecimento de gasolina reduziu a frota de ônibus. Dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) mostram que, em 2017, o país contava com apenas 1.064,6 km de rede de transporte de passageiros sobre trilhos (trem, metrô, monotrilho e afins) na quinta maior nação do mundo, utilizando o território como critério, pois o país possui 8.516.000 km² de extensão.

No caso do meio sobre trilhos mais veloz, o metrô, apenas sete cidades no Brasil possuem o serviço: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Voltando-se à capital paulista, o metrô transportou 1,095 bilhão de passageiros no ano passado, uma média diária de 3,7 milhões. Este número certamente subirá em 2018, visto que novas estações estão sendo inauguradas ao longo da megalópole.

Esta rede de transporte carrega não só uma importância enorme, sendo para muitas pessoas a única forma de chegar ao trabalho ou escola, mas também leva consigo a responsabilidade d...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica