Publicado em 29 mai 2018

Conheça e use os 5 Porquês e o 5W2H

Redação

Duas ferramentas da qualidade que nunca saem de moda para ajudar na gestão das organizações.

metodologia3

Cristiano Bertulucci Silveira -

Os 5 Porquês é uma ferramenta simples para resolução de problemas que pode ter um impacto drástico no sentido de ajudar a descobrir a causa raiz dos mesmos. Frequentemente, quando encontramos um problema, temos a tendência de “passar o carro na frente dos bois” reagindo e criando ação sobre ele.

Surgem então as famosas frases: “Deixa comigo…” ou “Cheque cada item agora” ou “Faça ajustes até consertar o problema”. Você sabe que no dia a dia do trabalho, principalmente no chão de fábrica, muitas vezes temos que agir rapidamente aos problemas forçando o trabalho, lutando contra as condições indesejáveis e dando o melhor que podemos. Neste sentido, muitos de nós perdemos a oportunidade de resolver o real problema que está ocorrendo, pois ficamos presos nas circunstâncias e o tempo todo pensamos em resolver, resolver, resolver…

Tenho certeza que este cenário acontece ou já aconteceu com todos que estão lendo este artigo. Mas, o que acontece quando agimos para resolver o problema, sem prestar atenção em descobrir o real motivo ou causa raiz dos problemas? Simplesmente o problema volta… mais cedo ou mais tarde, ele volta.

E sabe o porquê isto acontece na maioria das empresas? Porque geralmente, quando ocorre o pr...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica