Publicado em 29 mai 2018

Os riscos e os prejuízos causados pela vulnerabilidade da segurança da informação

Redação

No Brasil, o mundo corporativo está vulnerável em relação à segurança da informação e há a necessidade de investimentos em prevenção contra ataques virtuais e proteção de dados empresariais.

segurança da informação2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

A segurança da informação está diretamente envolvida com as áreas de negócio, principalmente com a área de tecnologia, uma vez que esta sustenta a maioria dos processos de negócio da empresa. A sinergia da área com os projetos e departamentos da organização é caráter fundamental para a boa prática da segurança da informação no ambiente corporativo.

Uma boa política e uma adequada cultura de segurança da informação, necessita ser desenvolvida pelos gestores de Tecnologia da Informação antes de garantir a entrega dos recursos e da informação para os usuários, além de mantê-los íntegros e confidenciais. As informações de negócio de uma organização estão dispostas em um complexo ecossistema formado por processos de negócio, pessoas e tecnologia.

Para garantir a continuidade do negócio de uma organização, é preciso assegurar que cada membro deste sistema esteja em conformidade com normas internas criadas pela própria organização e normas técnicas nacionais ou internacionais. Contudo, o principal objetivo nunca muda e em todos os programas de desenvolvimento de uma política e cultura de segurança da informação sempre se encontrar três itens: garantir disponibilidade dos recursos/informação; gara...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica