Publicado em 13 jun 2018

A manufatura avançada e a gestão da qualidade

Redação

A robotização, a inteligência artificial (IA) e a internet estão se tornando uma tendência irreversível no mundo moderno e estão influenciando a gestão da qualidade.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

 

robotização



Um grupo de engenheiros da Universidade de Washington, em Seattle (EUA), desenvolveu aquilo que pode ser o primeiro modelo funcional de robô-mosca que opera sem fios. De acordo com os criadores do projeto, máquinas com essas características podem ser úteis em tarefas que consomem muito tempo do homem, como inspecionar o crescimento de plantações ou detectar vazamentos de gás.

Outra vantagem é a financeira: robôs desse tamanho são baratos e conseguem acessar locais de difícil acesso para drones maiores. Na verdade, o mundo está sendo rotineiramente bombardeado com notícias de que os robôs vão dominar o mundo. Os consumidores temem que eles tirem empregos e as empresas enfrentam a tarefa sem precedentes de planejar como competir em uma nova ordem mundial, onde a inteligência artificial (IA) e a robótica vão mudar todo o segmento industrial e de serviço.

Na realidade, os robôs estão chegando, mas não sinalizam o fim do emprego humano como é conhecido. Pelo contrário, os robôs oferecem a promessa de novos cargos que ainda não existem.

Esses novos empregos abastecerão a economia com pessoas com qualificação e treinamento, bem como empregos criados para a operação da tecnologia por trás da robótica e da inteligência artificial. Até 2030, estima-s...

Artigo atualizado em 17/06/2021 10:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica