Publicado em 13 jun 2018

Integrando a NBR ISO 9001 e a NBR ISO 14001

Redação

As empresas certificadas nessas normas devem fazer a integração, pois ficou mais fácil e interativo, depois da introdução do Anexo SL ou a estrutura de um sistema de gestão genérico. Isso poderá ser feito para todas as normas de sistema de gestão novas e a serem revisadas e, particularmente, para essas duas que têm dez cláusulas comuns.

integração

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

Para os gestores das empresas certificadas nas últimas versões da NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001 entenderem, elas têm a mesma estrutura de alto nível, texto principal idêntico, bem como termos e definições comuns. Enquanto a estrutura de alto nível não pode ser modificada, podem ser acrescentadas subcláusulas e texto específico para o segmento industrial ou de serviço. O Anexo SL se aplica a todas as normas de sistema de gestão, tais como normas ISO completas, Publicly Available Specifications - PAS e Technical Specifications - TS. A ISO 9001 e ISO 14001 revisadas, bem como a nova ISO 45001, são todas baseadas na estrutura de alto nível do Anexo SL.

Assim, esta estrutura de alto nível vai se estender através de todas as normas de sistema de gestão novas e revisadas para assegurar a coerência e a compatibilidade. Com o Anexo SL implementado, os gestores de sistema de gestão podem esperar menos conflitos, duplicação, confusão e os equívocos que ocorreram em consequência de estruturas de normas de sistema de gestão diferentes. Igualmente, os auditores de sistema de gestão usarão agora um conjunto principal de requisitos genéricos não importando os setores da indústria ou de serviços.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica