Publicado em 19 jun 2018

A proteção catódica dos dutos terrestres

Redação

Saiba quais são as recomendações para os levantamentos preliminares, projeto, materiais, equipamentos, instalação, pré-operação, operação, inspeção e manutenção de sistemas de proteção catódica para dutos terrestres.

catódica

Da Redação -

Os dutos terrestres são usados no transporte de gás, água, derivados de petróleo e minérios, etc. No subsolo, o material está frequentemente exposto a diversos agentes agressivos, como corrosão, interferências elétricas ou influências eletromagnéticas. Caso não exista a proteção adequada, podem ocorrer vazamentos ou outros acidentes que provocam danos às pessoas e ao meio ambiente.

A proteção catódica é um método bastante eficiente para manter a integridade de sistemas enterrados. É uma tecnologia que permite aos engenheiros garantir a proteção contra corrosão. E não somente de instalações no subsolo, mas também daquelas submersas, em especial, na água do mar.

A NBR ISO 15589-1 de 12/2016 - Indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural - Proteção catódica de sistemas de transporte por dutos - Parte 1: Dutos terrestres especifica requisitos e fornece recomendações para os levan­tamentos preliminare...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica