Publicado em 19 jun 2018

O poder das premissas

Redação

As premissas são extremamente poderosas, pois governam nossas ações, comportamentos, cultura e a forma como vemos o mundo ao nosso redor.

eduardo

Eduardo Moura

Somos seres racionais. Pelo menos foi isso que nos ensinaram (e continuamos aceitando, apesar das incômodas e frequentes evidências que testemunham o contrário). E por sermos racionais, virtualmente tudo o que fazemos está fundamentado em uma ou mais premissas lógicas.

Premissa, define o dicionário, é um princípio que serve de base à conclusão de um raciocínio. Logo, premissas geram conclusões lógicas e estas por sua vez determinam nossas atitudes e decisões. De onde podemos concluir que as tais premissas são extremamente poderosas, pois governam nossas ações, comportamentos, cultura e a forma como vemos o mundo ao nosso redor.



Aquela definição léxica, porém, não revela um fato de vital importância sobre as premissas: na esmagadora maioria das vezes nós as assumimos sem qualquer questionamento, e nem sequer as trazemos para o nível do consciente. Felizmente, por obra da misericórdia divina, muitas decisões qu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica