Publicado em 19 jun 2018

O que será que vai ocorrer com a nave interplanetária chamada Terra?

Redação

Este gráfico, baseado na comparação de amostras atmosféricas contidas em pedaços de gelo e em medições diretas mais recentes, fornece evidências de que o CO2 atmosférico aumentou desde a Revolução Industrial.

carbono



Onde estamos, para onde vamos? Há 8.000 anos o homo sapiens já tinha se espalhado pelo Planeta. Desta época, saindo da idade da pedra atravessou a idade do bronze e a idade do ferro. De uma população total de 4 milhões chegou a 7 bilhões de habitantes nos dias atuais. Hoje, ele se transformou no homo sapiens internet, já que essa ferramenta está alterando tudo.

Atualmente, já existe a ideia de uma nova era geológica, pois está havendo uma mudança radical no Planeta em um curto espaço de tempo, acelerada pela ação humana. Uma enorme pressão sobre a Terra: o Antropoceno.

O Planeta em seus mais de 4,5 milhões de anos de existência já passou por vários ciclos na escala geológica, com devastações, sendo que a última ocorreu há 67 milhões de anos. Há uma teoria de que um asteroide atingiu o México há 65 milhões de anos, formando a cratera Chicxulub, e que provocou a alteração do clima e a extinção de espécies como os dinossauros. A era Mesozoica, dominada pelos répteis, foi seguida pela era Cenozoica – dos mamíferos – o que incluiu o aparecimento dos primatas.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica