Publicado em 26 jun 2018

A manufatura reversa dos aparelhos de refrigeração

Redação

Saiba quais são processos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração.

Da Redação -

aparelhos de refrigeração

O estudo da viabilidade de adoção de políticas integradas de tratamento de resíduos e de gestão da produção que abordem os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos é crucial para a sustentabilidade. Para isso, torna-se necessária a revisão dos processos produtivos existentes, que podem ser aperfeiçoados por meio de mudanças nos produtos e pela introdução de tecnologias de produção mais eficazes ou ecoeficientes.

Depois que surgiu, a manufatura reversa tornou-se uma inovação tecnológica que permite recuperar materiais e matérias primas que fazem parte do chamado lixo eletrônico, seguindo o princípio de perder menos e preservar mais, de desconstruir para reconstruir. Com o princípio da sustentabilidade, essa tecnologia permite recuperar produtos sucateados como refrigeradores, eletroeletrônicos, celulares, baterias, informática, catalizadores, entre outros, que após um processo de triagem, são desmontados, classificados, triturados, compactados e encaminhados para novo processo produtivo, na forma de matéria prima.

Em consequência, existem as alternativas de reciclagem dos materiais e o seu reprocessamento, o reuso e a remanufatura dos produtos. A remanufatura mostra-se como uma opç...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica