Publicado em 26 jun 2018

Inovar não é inventar

Redação

Enquanto a inovação é um ato de fazer alterações no produto ou serviço existente ou no processo, introduzindo novas formas ou ideias, a invenção refere-se à criação de um novo produto ou serviço.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Group of paper planes in one direction and with one individual pointing in the different way. Business concept for innovative solution.

Há uma diferença fundamental entre um inovador e um inventor. O inovador melhora ou faz uma contribuição significativa para algo que já foi inventado e o exemplo mais conhecido é Steve Jobs. Já o inventor cria um produto ou introduz um processo pela primeira vez e o exemplo mais usado: Thomas Edison.

Todos devem estar conscientes do fato de que nada é permanente neste mundo, nem produtos ou serviços e nem tecnologia. Hoje, dia a dia, são feitas as melhorias e as atualizações em tecnologia, levando a novas invenções e inovações em todas as esferas da vida. A invenção refere-se à criação de um novo produto ou dispositivo.

Por outro lado, a inovação é um ato de fazer alterações no produto existente ou no processo, introduzindo novas formas ou ideias. À primeira vista, os dois termos são parecidos, mas, se o leitor for mais fundo, descobrirá que há uma linha tênue de diferenças entre a invenção e a inovação que estão em suas conotações. Embora a invenção tenha a ver com criar ou projetar algo, a inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em realidade.

Em linhas gerais, o termo i...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica