Publicado em 03 jul 2018

A importância da elaboração das referências em documentos

Redação

Elementos a serem incluídos em referências, fixando também a ordem dos elementos e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

8314929977_36b1d58cf6_o-e1427796284714

Da Redação -

Em um documento, tão importante quanto o conhecimento do autor sobre o tema são as informações externas utilizadas (estudos, estatísticas, linhas de raciocínios, correntes filosóficas, etc.). Estas que são recomendadas serem oriundas de fontes confiáveis e/ou respeitadas, afim de passar mais credibilidade ao leitor. Torna-se imprescindível então padronizar a forma de colocar as fontes no texto, as referências.

O uso de referências, além de justificar adequadamente de onde foi retirada a informação, engloba também a questão ética. Se apropriar de conteúdo sem dar o devido crédito a fonte é imoral, além do fato de poder facilmente resultar em uma ação judicial. Comprovado o uso indevido da informação, o autor da infração pode sofrer punição de três meses a quatro anos de reclusão e/ou multa.

O ato de plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro através do crime de violação aos direitos autorais, seccionado nos crimes contra a propriedade intelectual. Portanto, referenciando corretamente as fontes utilizadas evita-se o plá...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica