Publicado em 03 jul 2018

A Inteligência Artificial (IA) será um dos temas no V Seminário ABQ Qualidade

Redação

Paulo E. Santos será um dos palestrantes no evento da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) que será realizado no dia 6 de novembro de 2018.

paulosantos

Paulo E. Santos (FEI)

A Inteligência Artificial (IA) foi um termo cunhado por John McCarthy em 1956 para designar um workshop de verão em Dartmouth College, o Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence. Com o objetivo de descrever precisamente os aspectos da inteligência humana para que uma máquina pudesse simulá-los, este workshop deu início ao estudo das diversas áreas atuais da IA, tais como processamento de linguagem natural, representação de conhecimento, solução automática de problemas, raciocínio automático (incluindo raciocínio lógico ou probabilístico), aprendizado de máquina entre outras.

Após mais de meio século de existência, hoje a IA é uma das áreas que mais produz aplicações de grande impacto para a sociedade, justificando assim sua posição de destaque nos investimentos das principais empresas de tecnologia do mundo. Entretanto, para a maioria das pessoas, a ideia de “inteligência artificial” está fortemente ligada à definições pré-concebidas provenientes de filmes de ficção científica. Este artigo pretende esclarecer o conceito moderno de IA e discutir a sua importância e eventuais consequências para a sociedade.

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica