Publicado em 03 jul 2018

As máquinas de ensaios de tração/compressão

Redação

As propriedades mecânicas são necessárias ao projeto de estruturas ou componentes que utilizem materiais predeterminados, a fim de que não ocorram níveis inaceitáveis de deformação e/ou falhas.

Da Redação –

tração2

As propriedades mecânicas dos materiais são verificadas pela execução de ensaios programados que devem reproduzir o mais fielmente possível as condições de serviço. Dentre os fatores a serem considerados nos ensaios incluem-se a natureza da carga aplicada, a duração de aplicação dessa carga e as condições ambientais.

A carga pode ser de tração, compressão ou cisalhamento e a sua magnitude pode ser constante ao longo do tempo ou então flutuar continuamente. O tempo de aplicação pode ser de apenas uma fração de segundo ou pode se estender por um período de muitos anos.

Dentro das condições ambientais destaca-se a temperatura como fator de grande importância. As propriedades mecânicas e seu comportamento sob determinadas condições de esforços são os objetivos de produtores e consumidores de materiais, instituições de pesquisa, agências governamentais, dentre outros.

Por conseguinte, é imprescindível que exista alguma consistência na maneira de conduzir os ensaios e na interpretação de seus resultados, a qual é obtida por meio do uso de técnicas de ensaio padronizadas. O cumprimento das normas técnicas é fundamental, para que se estabeleça uma linguagem comum entre fornecedores e usuários dos materiais, pois é prática normal a realização...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica