Publicado em 10 jul 2018

A gestão de continuidade dos negócios

Redação

Os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão documentado para se proteger, reduzir a possibilidade de ocorrência, preparar-se, responder a e recuperar-se de incidentes de interrupção.

Da Redação -
Saber onde se está pisando é essencial em qualquer atitude que se toma, ou deveria ser. É de total imprudência e inconsequência dar um famoso “tiro no escuro”. Ao menos ter uma mínima noção e garantia de que “o chão não vai ruir” ao longo dos passos é primordial. Um caminho de forma geral deve ser traçado, lembrando-se que imprevistos podem ocorrer.

Uma empresa segue o mesmo perfil. A organização deve estabelecer de forma clara os fatores internos e externos que sejam relevantes para seus propósitos de atuação e que afetem sua capacidade (positiva e negativamente) em alcançar os resultados determinados.

Crises no decorrer da história aconteceram, acontecem e acontecerão. Internas ou externas. Muitas delas estão fora de controle da empresa, o que não deixa de afetar o sistema de alguma forma. O importante não é simplesmente traçar planos para evita-las ao máximo, mas sim saber lidar com elas no caso delas se tornem realidade.

A NBR ISO 22301 – Segurança da sociedade – Sistema de gestão de continuidade de negócios – Requisitos especifica os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar critica...

Artigo atualizado em 25/02/2024 09:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica