Publicado em 10 jul 2018

A Qualidade depende das pessoas

Redação

Quem executa as atividades de gestão e as funções envolvidas na determinação da política de qualidade e sua implementação por meio do planejamento e a garantia de qualidade (incluindo controle de qualidade)? São as pessoas, obviamente.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

people

Já dizia um amigo meu: gerenciar é administrar conflitos. E isso só ocorre na relação entre as pessoas. Algumas implementações de programas de qualidade parecem não ir para frente. O colaborador desinteressado ou desmotivado é um desafio comum e como lidar com ele sem removê-lo da equipe?

Procure descobrir junto do funcionário qual a sua motivação para o desinteresse. Porque até para não fazer nada as pessoas necessitam estar motivadas de alguma maneira. As causas podem ser as mais diversas, mas ouvi-las e compreendê-las é um passo enorme na resolução do problema. O importante é saber realmente ouvir e refletir, e não se limitar a escutar e depois fazer um discurso motivacional.

Não se deve esquecer de que a Qualidade não é criada pelos equipamentos, pela análise crítica, pela inspeção, etc. A Qualidade é feita pelas mãos dos operadores, ou seja, pelas pessoas. Por isso deve-se agir sobre as causas. Ou seja, uma vez descobertas as causas, procure saná-las. Lembra das qualidades do líder?

Uma delas é remover obstáculos para a equipe. Existem desde a teoria das necessidades de Maslow até a de Extratos de Elliott Jacques para explicar a motivação das pessoas, mas o básico pode ser saber que a forma mais fácil de di...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica