Publicado em 10 jul 2018

Aplicando a sistemografia no processo editorial de um periódico científico

Redação

Pode-se, a partir de um enfoque sistêmico, apresentar a sistemografia para o mapeamento dos processos editoriais de um periódico científico.

Mônica Frigeri, Fernando Ernesto Kintschner e Ettore Bresciani Filho

científico2

O objetivo deste texto é o mapeamento do processo de avaliação de artigos submetidos a um periódico científico. Este mapeamento se insere no desenvolvimento de conceitos básicos sobre sistema e sistêmica. Neste contexto, é apresentada a sistemografia para o estudo desse processo, a fim de auxiliar no entendimento da interação existente entre as etapas de editoria e suas influências para o resultado de avaliação de um artigo.

A designação mais recente para a área do conhecimento denominada ciência dos sistemas é a sistêmica, a qual, em grande parte, decorre dos estudos desenvolvidos, principalmente a partir da década de 50, com a denominação de Teoria do Sistema Geral (LeMOIGE,1997). A sistêmica tem como objetivo encontrar paradigmas fundamentais comuns às diferentes áreas de conhecimento e permitir o desenvolvimento de métodos de estudos de sistemas complexos como são os sistemas técnicos e sociais.

A sistêmica utiliza-se de uma técnica de construção de modelos complexos chamada sistemografia. Sistemografar é construir um modelo de um fenômeno percebido como complexo. O modelo é uma representação do sistema através de uma exemplificação idealizada da realidade, com o propósito de ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica