Publicado em 17 jul 2018

Os ensaios em calçados isolantes elétricos

Redação

Os trabalhadores em instalações elétricas devem ser protegidos por calçados isolantes em conformidade a fim de evitar os riscos que tanto a alta quanto a baixa tensão traz a eles.

Da Redação –

calçado2

Além do risco de choque elétrico, existem os riscos de arco elétrico e de chama repentina, o que faz com que as empresas tenham a atenção especial nos equipamentos utilizados para a proteção de membros inferiores no segmento elétrico. Assim, diferente de outras atividades menos abrasivas no contexto industrial, a geração, transmissão, distribuição e manutenção elétrica estão ligadas diretamente ao risco de morte, além de outros danos que podem ser causados aos trabalhadores,.

Podem ocorrer danos aos tecidos nervosos, pois ao receber uma descarga elétrica, o corpo humano absorve uma grande quantidade de eletricidade que provoca queimaduras graves e causa danos aos tecidos nervosos, responsáveis por outros sistemas como o respiratório. O ferimento dos tecidos nervosos também gera contrações musculares que resultarão em lesões ou fraturas, desmaios e paradas respiratórias.

Os riscos de alterações na frequência cardíaca, pois os efeitos da eletricidade são variáveis para o coração. Dependendo da intensidade da corrente elétrica, poderá haver a aceleração dos batimentos cardíacos ou, em hipóteses de uma corrente de baixa frequência – mais perigosa para o corpo humano, é possível a ocorrência de arritmia e parada cardíaca com risco de vida
<...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica