Publicado em 24 jul 2018

Saúde e segurança no trabalho: legislação, as NBR e a ISO 45001 (Parte II)

Redação

A adoção de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) se destina a permitir que uma organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho e melhore continuamente o seu desempenho em SST.

sst

Hayrton Rodrigues do Prado Filho

Já os conceitos de perigo e de risco, bem como a relação entre ambos, podem facilmente levar a confusões. Um perigo é a propriedade intrínseca ou potencial de um produto, de um processo ou de uma situação nociva, que provoca efeitos adversos na saúde ou causa danos materiais.

Pode ter origem em produtos químicos (propriedades intrínsecas), em uma situação de trabalho com a utilização de escada, em eletricidade, num cilindro de gás comprimido (energia potencial), numa fonte de incêndio ou, mais simplesmente,

em um chão escorregadio. Risco é a possibilidade ou a probabilidade de que uma pessoa fique ferida ou sofra efeitos adversos na sua saúde quando exposta a um perigo, ou que os bens se danifiquem ou se percam.

A NBR ISO/IEC 31010 de 04/2012 – Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos é um guia de apoio à NBR ISO 31000 e fornece orientações sobre a seleção e aplicação de técnicas sist...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica