Publicado em 31 jul 2018

Foco e disciplina: dois ingredientes indispensáveis para o sucesso

Redação

A típica multiplicidade de diretrizes e objetivos estratégicos que depois se desdobram em um sem-número de planos táticos e operacionais configuram um quadro excessivamente complexo.

eduardo

Eduardo Moura -

Circulam pela web estatísticas do tipo: as organizações concretizam somente 60% do potencial de suas estratégias; o típico retorno sobre o investimento das iniciativas estratégicas não passa de 34%; 90% das organizações falham na implementação das suas estratégias. Creio que a experiência do leitor confirma esse tremendo problema. 50 anos de SWOT não conseguiram melhorar substancialmente esse quadro, e ouso afirmar que nem mesmo os mais de quinze anos de BSC (Balanced Scorecard).

Ofereço aqui algumas ideias sobre as causas fundamentais desse tremendo nível de ineficiência organizacional, partindo da simples e óbvia constatação de que um plano estratégico (ou qualquer outro tipo de plano) só pode ter sucesso se forem satisfeitas duas condições necessárias: formulação excelente e execução excelente (e assumindo ainda a premissa quase sempre verdadeira de que não falta capacidade intelectual e motivação intrínseca para as pessoas envolvidas).

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica