Publicado em 14 ago 2018

A importância da rotulagem de produtos químicos

Redação

Deve-se conhecer as informações de segurança relacionadas ao produto químico perigoso a serem incluídas na sua rotulagem.

químico2Da Redação –

Pode-se definir o risco químico como a probabilidade de sofrer agravo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde. Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Os agentes químicos podem apresentar-se nos diversos estados físicos nos ambientes de trabalho, e durante os processos podem sofrer mudanças. A possibilidade de uma substância química entrar no organismo está associada ao seu estado físico.

Quanto aos danos físicos relacionados à exposição química, podem ocorrer desde irritação na pele e olhos até queimaduras leves ou com as com maior severidade causadas por incêndio ou explosão. Os danos à saúde podem advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fíg...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica