Publicado em 21 ago 2018

A transição para a NBR ISO 9001:2015 vence em 15 de setembro

Redação

As organizações certificadas pela antiga versão 2008 da NBR ISO 9001, que ainda não fizeram a transição de seus certificados, têm até o dia 15 de setembro de 2018 para fazer a mudança para a versão 2015. Quem não fizer a atualização até essa data poderá ter sua certificação suspensa ou até mesmo cancelada até que faça os ajustes necessários e se submeta a uma auditoria independente de um organismo certificador.

nascimento5

Luiz Carlos do Nascimento

A norma internacional de gestão da qualidade ISO 9001 estabelece requisitos para empresas que necessitam demonstrar para seus clientes e mercados que cumprem padrões internacionais da qualidade. São emitidas pela International Organization for Standardization – ISO , entidade internacional da qual o Brasil é signatário. No país, são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As normas de qualidade da ISO representam o consenso do que a comunidade internacional entende como qualidade aceitável para o comércio de produtos e serviços.

Assim, sua principal finalidade é fomentar o comércio pela eliminação das chamadas barreiras técnicas. Organizações que atendem aos seus requisitos não podem ter seus produtos e serviços recusados por falta de padrões de qualidade.



Como condição de acesso a mercados, as normas de gestão da qualidade demandam uma certa estabilidade, não devem s...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica