Publicado em 27 ago 2018

As normas técnicas (NBR) e os direitos fundamentais dos brasileiros

Redação

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão delegado, pelo governo, para publicar as normas técnicas, uma atividade funcional que, se restringe o exercício de certos direitos fundamentais, como a liberdade de iniciativa dos serviços e da indústria, também visa à proteção do exercício de vários direitos fundamentais como o direito à vida, à segurança, à saúde e ao meio ambiente.

Anna3

Anna Cândida da Cunha Ferraz

A função de normalização técnica é de natureza pública e, nos termos da lei, pode ser delegada inclusive a entidades particulares. Ou seja, é função eminentemente pública, pois, implica, ao mesmo tempo, em restrição de certos direitos fundamentais tendo em vista a proteção de outros direitos fundamentais.

Os tribunais já se posicionaram sobre isso, o que está bem claro no Acórdão da quarta turma do Superior Tribunal de Justiça, referente ao processo SP (2016/0061510-4) publicado em 01/08/2018, o qual, em sua ementa, diz que:

“...

EMENTA

AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. AÇÃO ORDINÁRIA VISANDO DECLARAR DIREITO DE USO E DIVULGAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS DA ABNT. INAPLICABILIDADE DA LEI 9.610/98. DECISÃO MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO.


  1. A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, ao exigir direitos autorais pelo uso das normas técnicas, atua no âmbito do serviço público federal de metrologia, normalização e qualidade industrial, função tipicamente estatal, e, assim, age por delegação do poder público. A União tem, portanto, interesse jurídico na causa e legitimidade para responder pela ação.


  2. A Lei nº 9.610/98 excluiu expressamente os procedimentos normativos da proteção dos...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica