Publicado em 04 set 2018

A avaliação do ciclo de vida (ACV) e a economia circular

Redação

A ACV, em inglês Life Cycle Assessment (LCA), é um método utilizado para avaliar o impacto ambiental de bens e serviços. A análise do ciclo de vida de um produto, processo ou atividade é uma avaliação sistemática que quantifica os fluxos de energia e de materiais no ciclo de vida do produto. Já a economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade.

ciclo de vida3Hayrton Rodrigues do Prado Filho

A ACV é uma ferramenta que pode ser usada para avaliar os possíveis impactos ambientais de um produto, material, processo ou atividade. Uma ACV é um método abrangente para avaliar uma série de impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida de um sistema de produtos, desde a aquisição de materiais até a fabricação, uso e disposição final.

Os resultados do estudo de ACV ajudam a promover o projeto e o redesenho de forma sustentável de produtos e processos, levando à redução dos impactos ambientais gerais e à redução do uso e da liberação de materiais mais tóxicos. Os estudos de ACV identificam os principais materiais e processos dentro dos ciclos de vida dos produtos que provavelmente causam os maiores impactos, incluindo os impactos trabalhistas e de toxicidade pública.

Essas avaliações permitem que as empresas façam melhorias no produto por meio de escolhas ambientalmente corretas de processo, material e projeto. A Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos), define a ACV como uma ferramenta para avaliar, de forma holística, um produto ou uma atividade durante todo seu ciclo de vida.

Para a gestão do conhecimento das empresas sobre o assunto há algumas normas técnicas publicadas. A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica