Publicado em 04 set 2018

A medição de água e gás em edifícios residenciais e comerciais

Redação

O problema de escassez de água e poluição dos mananciais, aliados a má utilização da água potável, sugerem a procura urgente de alternativas que visem a solução desses problemas. A medição individualizada de água nos edifícios residenciais é uma das alternativas para amenizar os danos ambientais causados pelo homem, além de ser uma questão de equidade entre os condôminos. A adoção de sistemas de medição individualizada de água em apartamentos traz diversos benefícios às partes envolvidas, pois os moradores terão equidade na cobrança do seu consumo de água, o que irá gerar satisfação e incentivo ao uso racional da água. O usuário que é bom pagador, jamais terá sua água cortada pela irresponsabilidade dos maus pagadores. Para a concessionária de água, representa uma acentuada redução no índice de inadimplência, já que somente é cortada a água dos maus pagadores. Os construtores também são beneficiados neste processo, embora alguns tenham resistências em função de tradicionalismos. Um projeto com soluções otimizadas considerando sistemas individualizados pode inclusive baratear os custos com as instalações hidráulicas, além de ser um fator comercial de venda dos apartamentos.

Mauricio Ferraz de Paiva

A partir de 2021, será obrigatório que os novos condomínios em todo país tenham medição individualizada de água. De acordo com a Lei 13.312, aprovada em julho de 2016 pelo governo, as construtoras terão cinco anos para se adaptar. A medida não atinge condomínios construídos antes da resolução. O objetivo é que os condôminos paguem um valor mais justo na taxa de água, pois o hidrômetro permite discriminar o consumo de cada apartamento, dividindo apenas os gastos referentes às áreas comuns.

A lei torna obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. As novas edificações condominiais adotarão padrões de sustentabilidade ambiental que incluam, entre outros procedimentos, a medição individualizada do consumo hídrico por unidade imobiliária. Entrará em vigor depois de decorridos cinco anos de sua publicação oficial.

 



A individualização do consumo de água é obrigatória para todos os edifícios novos no Rio de Janeiro, sobre a pena de que, as construtoras devem apontar os hidrômetros individuais no projeto e entregar o edifício com os me...

Artigo atualizado em 29/03/2023 12:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica