Publicado em 04 set 2018

Educar com que objetivo? Para o sucesso ou para a busca da justiça?

Redação

Educar é criar condições para que cada ser humano saiba construir uma parte, ainda que pequena, do campo da liberdade. O caminho é o diálogo em sua dimensão política, iniciado com a dúvida, com a vontade de ouvir o outro e com a capacidade de assumir a responsabilidade por atos e decisões.

janice

Janice Theodoro da Silva

Existem consensos e dissensos na educação brasileira. Quais são eles? É consenso ser necessário melhorar os indicadores dos alunos em relação à capacidade de leitura, de escrita e do raciocínio matemático. As divergências surgem ao se discutir o caminho a percorrer.

O Brasil apresenta altas taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional. De acordo com o IBGE, em 2016 existiam 11,8 milhões de analfabetos (7,2% da população), dos quais 14,8% estão no Nordeste e 3,6% no Sul. Dos 27,5 milhões de alunos que se matriculam em escolas públicas municipais, apenas 6,9 milhões chegam ao ensino médio, em escolas da rede estadual.

Com relação à raiz do problema, alguns especialistas justificam o abandono dos cursos em razão dos currículos e da formação precária dos professores. Outros consideram a ineficiência da gestão e atribuem parte das dificuldades à falta de autonomia e à precarização das escolas. Todos concordam com a necessidade de se valorizar o professor por meio de salários dignos, expressão de respeito e consideração.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica