Publicado em 11 set 2018

Melhore o brainstorming com os post-its

Redação

As notas adesivas mudam a dinâmica do brainstorming e melhora-o, resolvendo diversos problemas geralmente associados a ele.

progress9Kimball Bullington

Incorporar as notas adesivas no brainstorming não é uma ideia nova. A 3M, inventora do post-it e de todas as notas adesivas, sugeriu um nome para essa nota: brainstorming 101 (1). No entanto, a prática de combinar o brainstorming individual e em grupo facilitada por notas adesivas pode ser chamada de uma tempestade adesivada e isso muda a dinâmica do brainstorming e melhora-o, resolvendo diversos problemas geralmente associados a ele (2) (3).

Por exemplo, brainstorming individual com notas adesivas - quando os membros da equipe escrevem suas ideias em notas antes de uma reunião - reduz o vício social (quando alguém não trabalha tão duro porque está em grupo) e o bloqueio de produção (quando um membro da equipe impede que outras pessoas contribuam com ideias), incentivando soluções mais criativas.

Tempestades de ideias levam a vários níveis acima do brainstorming ao vincular ferramentas de melhoria de processos - como brainstorming individual e em grupo, diagramas de afinidade, diagramas de inter-relação e diagramas de causa e efeito - para facilitar a geração, seleção e refinamento de ideias.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica