Publicado em 11 set 2018

Os ensaios em preservativos feitos de materiais sintéticos

Redação

Devem ser cumpridos os requisitos mínimos e os métodos de ensaio aplicáveis aos preservativos masculinos produzidos a partir de materiais sintéticos.

preservativo3Da Redação -

Os ensaios em preservativos procuram testar a sua resistência à pressão e ao volume, verificar a presença de orifícios, o comprimento, a largura e a espessura. Esses são os principais ensaios pelos quais passam os preservativos antes de chegar às prateleiras das farmácias e, em seguida, às carteiras e bolsas dos consumidores, para garantir não só a qualidade do produto, mas a saúde de quem faz uso dele.

Desde 1995 a camisinha tem certificação compulsória pelo Inmetro. De lá para cada, os índices de não conformidade - próximos de 100% no início da década de 90, antes da implantação do programa - vêm caindo de forma tão contundente que nos últimos seis meses chegaram a zero. Ou seja, não foi encontrado, em fiscalizações e testes, nada que pudesse colocar o usuário em risco.



A certificação é baseada nas normas técnicas e é uma evidência de que o preservativo é seguro. Nos últimos três anos, as falhas qu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica