Publicado em 18 set 2018

A gestão da manutenção de edificações

Redação

A manutenção de edificações é um tema cuja importância tem crescido no setor da construção civil, superando, gradualmente, a cultura de se pensar no processo de construção limitado até o momento quando a edificação é entregue e entra em uso.

manutenção4Da Redação –

Pode-se definir a manutenção como o conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes de atender às necessidades e segurança dos usuários. Ela é economicamente relevante no custo global do empreendimento, não podendo ser realizada de modo improvisado, sendo entendida como um serviço técnico especializado.

A manutenção predial abrange questões muito além de manter a edificação em bom estado, como questões legais, sociais, econômicas e ambientais sendo algumas variáveis que estão envolvidas no processo de manutenção. Ao mesmo tempo em que o procedimento de manutenção predial contribui para a garantia da vida útil de um imóvel, o mesmo é importante para a preservação das fontes de recursos naturais, à media que esse processo evita a necessidade de construção de um novo empreendimento.



Normalm...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica