Publicado em 25 set 2018

Há a possibilidade de se ter um desenvolvimento sustentável no Brasil?

Redação

A partir do desenvolvimento da noção de sustentabilidade do desenvolvimento humano no final da década de 60, o conceito de qualidade de vida ganhou novo significado.

sustentável2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Em um país onde 99% dos políticos não cumprem com as suas promessas depois de eleitos, a preocupação com a qualidade de vida urbana deveria ser de grande importância no debate político e científico, devido ao rápido e desordenado crescimento das cidades. Constata-se que, mesmo com o imenso progresso e avanço tecnológico alcançados pelos brasileiros, o modelo de desenvolvimento adotado gerou também ampliação da desigualdade na distribuição de bens e serviços e nas condições de vida da população, além de profunda degradação ambiental.

As grandes concentrações urbanas, os níveis alarmantes de poluição e a degradação socioambiental suscitam dúvidas acerca da real possibilidade de sobrevivência da espécie humana enquanto tal e das outras formas de vida no planeta. Desta forma, evidencia-se hoje a incapacidade de o modelo de desenvolvimento gerar mais e melhor qualidade de vida.



Assim, além de n...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica