Publicado em 02 out 2018

Dívida pública e privatização

Redação

O debate sobre privatização sem conhecimento é um exercício de ignorância especializada, que não serve para resolver problemas complexos.

pio

José Pio Martins

Em época de campanha eleitoral, há sempre dois temas recorrentes: a dívida pública e a privatização de empresas estatais. Para começo de conversa, é preciso esclarecer a confusão das palavras.

Aqui no Brasil fala-se muito em setor público, expressão que dá a ideia de um setor que vive para fazer o bem ao público, e “setor privado”, que sugere um setor que vive de forma egoísta atrás do lucro. Decorre daí outra confusão: a expressão “empresa pública”, que no Brasil são as empresas estatais, e “empresa privada”, as que pertencem aos capitalistas privados.



A expressão “setor público” povoa a mente da população como uma máquina voltada ao bem social e à generosidade. A expressão “setor privado” é vista como um ente insensível à dor dos outros. São visões impróprias. O economista paulista Rafael Vechiatti sugere chamar o setor público de “setor coercitivo” (que só executa algo com dinheiro de imposto e de impor regras s...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica