Publicado em 02 out 2018

Genichi Taguchi: melhorando a qualidade e reduzindo custos

Redação

O método Taguchi/Projeto Robusto pode ser entendido como uma abordagem da qualidade voltada para o projeto do produto e do processo. Esta abordagem foi desenvolvida por Taguchi e por ele denominada de controle de qualidade off-line.

editorial

Ele é conhecido por desenvolver uma metodologia para melhorar a qualidade e reduzir custos, que ficou conhecida nos Estados Unidos como Métodos de Taguchi. Nasceu em 1924 em Takamachi, no Japão, uma cidade famosa pela indústria de quimonos, e isso foi natural para ele estudar engenharia têxtil, como era esperado para assumir a responsabilidade dos negócios da família relacionados á fabricação dos quimonos.

Mas em 1942, apareceu o seu interesse em estatísticas. Sob a orientação do professor Masuyama, as técnicas estatísticas de Taguchi foram alimentadas e afinadas.

Após a guerra, Taguchi trabalhou para o Instituto de Estatística Matemática de 1948 a1950 e ganhou reconhecimento por sua contribuição para experimentos industriais relacionados com a produção de penicilina. Ele foi contratado pela Electrical Communication Laboratory (ECL) em 1950, como controlador estatístico da qualidade e foi ganhando popularidade nas principais empresas japonesas.

<...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica