Publicado em 09 out 2018

A realidade aos olhos dos sistemas de gestão em saúde e segurança

Redação

A ISO 45001:2018 é uma vitória para a área, isso porque a gestão em saúde e segurança do trabalho passa a virar estratégica do negócio.

luiz

Luiz Otávio Goi Junior

Há um imenso vazio quando tratamos de saúde e segurança dentro de um sistema de gestão. Existem inúmeras empresas de consultoria que geram os famosos documentos de gestão em saúde e segurança obrigatórios. Por si só tenho minhas considerações quando tratamos dos sistemas de gestão a partir da obrigatoriedade, mas isso é um caso à parte, já que não estamos falando de legislação trabalhista.

No tocante aos conceitos dos sistemas de gestão, temos perfis de profissionais responsáveis por administrar o sistema com formações especificas definidas nas Normas Regulamentadoras que, normalmente, pouco agregam dessa capacitação tradicional acadêmica quanto à gestão de sistemas. Se os sistemas de gestão por si só já apresentam uma complexidade notória, maior ainda quando o perfil técnico é o mais presente e isso é o que acontece nas áreas de saúde e segurança principalmente.



Em casos de empresas com menor porte, onde a...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica