Publicado em 09 out 2018

Ciência e tecnologia para o desenvolvimento de um país

Redação

De repente, alguns iluminados passaram a fazer campanha contra as vacinas, utilizando à larga os meios modernos de comunicação.

sylvio

Sylvio Ferraz Mello

Contam que Michael Faraday, grande experimentalista do século XIX, descobridor da indução eletromagnética, princípio em que se baseiam os transformadores e geradores elétricos, recebeu em seu laboratório a visita da rainha Victória. Depois de acompanhar várias demonstrações dos fenômenos descobertos por Faraday, a rainha lhe perguntou se aquelas descobertas tinham alguma utilidade.

Faraday teria respondido ainda não sei. Mas dia virá em que Vossa Majestade cobrará impostos sobre elas. Essa pequena história, e suas várias versões, é um dos mais populares fake news sobre o desenvolvimento da ciência no século XIX. Mas como diz um célebre ditado italiano, “si non è vero, è bene trovato”.



A história das aplicações da ciência básica desde a antiguidade é repleta de descobertas feitas por cientistas movidos apenas pela sua curiosidade, que mudaram a história da humanidade. Para ilustrar com exemplos atuais, é só...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica