Publicado em 09 out 2018

Como gerenciar os resíduos da construção civil

Redação

O volume de resíduos gerado pela indústria da construção civil – entulho de construção e demolição -, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. Alguns especialistas afirmam que 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil.

editorial2Na região em que eu moro em São Paulo, é impressionante a quantidade de resíduos da construção civil que se amontoa nas esquinas. A prefeitura tira e na outra semana, no mesmo local, lá está a mesma situação. Em qualquer cidade brasileira, é comum se deparar com um monte de resíduos de construção espalhado por diferentes pontos.

A geração de resíduos nas atividades de construção civil, reformas, ampliações e demolições e sua consequente destinação final, quando não realizada em conformidade com a legislação vigente, pode resultar em impactos ambientais que muitas vezes são visíveis como: a degradação de áreas de preservação permanente, assoreamento de córregos e rios, obstrução de vias e logradouros públicos, proliferação de vetores, queimadas entre outros, que tantos malefícios causam à população e ao meio ambiente.



A indústria da construção, como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gera c...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica