Publicado em 09 out 2018

O transporte por dutos ainda é incipiente no Brasil

Redação

O Brasil é um país de extensões continentais, mas, no entanto, não se aproveita dessa vantagem natural, por falta de investimentos no transporte dutoviário que deveria ter um papel importante no desenvolvimento das exportações e importações nacionais.

duto2Hayrton Rodrigues do Prado Filho

O transporte por dutos usa um sistema de tubos ou cilindros, antecipadamente arranjados, onde forma uma fileira chamada de dutovia ou acesso que move produtos de um ponto a outro. A condução de cargas acontece no interior dessa fila e a circulação se dá por pressão ou arraste por um componente condutor.

Uma dutovia é formada de terminais, tubos e as referentes juntas de união. Esse tipo de transporte oferece uma série de vantagens para o transporte de mercadorias no país. Embora haja um possível de crescimento, o modal dutoviário ainda parece estar longe de concretização e ainda é incipiente no Brasil.

As dutovias devem ser construídas conforme as normas e possibilitam o transporte de petróleo e seus derivados (oleodutos): este tipo de carga pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos; gás natural (gasodutos): esse gás é transportado pelos gasodutos e é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga compressores;

minério, cimento e cereais (minerodutos ou polidutos): o transporte destes materiais é feito por tubulações que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas sólidas ou em pó.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica