Publicado em 16 out 2018

A importância de se definir valores ou princípios organizacionais

Redação

“Nada é mais destrutivo para a melhoria do que pessoas cujo comportamento é inconsistente com suas palavras.” (J. P. Kotter)

eduardo

Eduardo Moura -

Vivemos em um mundo cada vez mais distante de valores sadios. Quisera me convencer de que essa afirmação amarga é produto de um certo grau de rabugice que se adquire com o passar dos anos, mas as evidências confirmam o fato. Há aqui um vasto campo para filosofar mais amplamente, mas vou ater-me ao âmbito empresarial, apenas.

Infelizmente, para as próprias pessoas que compõem muitas empresas, as declarações de valores, missão e visão soam mais como discurso de político no calor da campanha eleitoral: na hora pode até suscitar emoção, mas lá no fundinho deixa um sabor de ceticismo e incredulidade. Isto porque, no dia-a-dia dessas empresas, muitas decisões e comportamentos exibem uma ideologia efetiva que contradiz a ideologia declarada.



E as ações falam muito mais alto do que as palavras. Em outras palavras, as pessoas olham muito mais para nossos pés, que para nossos lábios…

Por exemplo: ao analis...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica