Publicado em 16 out 2018

A realidade aos olhos dos sistemas de gestão integrados

Redação

O sistema de gestão integrado une os conceitos filosóficos da Qualidade com as necessidades em saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social.

luiz

Luiz Otávio Goi Junior

Nos últimos anos, a integração dos sistemas de gestão tem virado tendência nas grandes empresas, onde ao menos um sistema de gestão está implantado (sistema de gestão da qualidade, sistema de gestão ambiental, sistema de gestão em saúde e segurança ou sistema de gestão em responsabilidade social). A ideia que tem como principal foco padronizar a estratégia dos sistemas com a gestão empresarial.

Esse processo acabou passando por alguns desvios de direção, por conta da crise que ocorreu no ano de 2008. Com a crise, boa parte das empresas, principalmente as ligadas a indústria automobilística, escolheu o caminho de focar na multifuncionalidade, incremento de funções nas atividades de gestão e substituição de pessoas de alto custo, por apostas com menor salário.



Tudo isso impactou muito as atividades dos sistemas de gestão, que vinham crescendo, mas, com a crise, passaram a ter cortes de gastos e tentativas fru...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica