Publicado em 23 out 2018

A competência das atividades de inspeção

Redação

A inspeção envolve o exame de um produto, processo, serviço ou instalação ou seu projeto e determinação de sua conformidade com requisitos específicos ou com requisitos gerais, com base em julgamento profissional.

inspeção3Da Redação -

O planejamento é essencial para a excelência da atividade de inspeção, é nele que será detalhado e definido o tipo de inspeção a ser realizada (por atributos, por variáveis ou por amostragem), quem será o responsável, qual o material será utilizado na inspeção, o tipo de produto, a quantidade a ser inspecionada e todas as outras ações que devem ser tomadas durante o processo de inspeção. Portanto, o planejamento além de favorecer a produtividade em uma inspeção, é também uma forma de organizar e conduzir as atividades para que sejam executadas com mais assertividade. Agir sem planejar gera retrabalho.

Assim, deve-se promover a confiança em organismos que executam inspeção. Os organismos de inspeção fazem avaliações para clientes particulares, suas organizações de origem, ou autoridades, com o objetivo de prover informações a respeito da conformidade de itens inspecionados em relação a regulamentos, normas, especificações, esquemas de inspeção ou contratos.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica