Publicado em 23 out 2018

O surgimento das palavras – a explosão vocabular da espécie humana

Redação

Por se caracterizar como um sistema cognitivo complexo e recente, a faculdade da linguagem desafia a lógica da seleção natural, uma vez que complexidade deriva de um processo gradual.

vitor

Vitor Augusto Nóbrega

Muito antes de Charles Darwin publicar os trabalhos seminais sobre a teoria da evolução através de seleção natural,

Origem das Espécies (1859) e A Descendência do Homem (1871), cientistas de diversas disciplinas já indagavam quais teriam sido as circunstâncias que levaram à emergência da faculdade da linguagem na evolução, a capacidade biológica que nos permite desenvolver a gramática de uma língua.

O assunto é de grande interesse não apenas pelo papel da linguagem na caracterização da espécie humana, mas também pela natureza singular dessa inovação evolutiva, a qual se distingue por sua autapomorfia, ou seja, exclusiva a uma única espécie, e por seu desenvolvimento evolutivo recente, supostamente estabelecido entre os últimos 50.000-100.000 anos.

Por se caracterizar como um sistema cognitivo complexo e recente, a faculdade da linguagem desafia a lógica da seleção natural, uma vez que complexidade deriva de um processo gradual. O problema se acentua quando observamos diferenças qualitativas entre os sistemas de comunicação animal e a linguagem humana, no que concerne ao poder expressivo ilimitado dessa última.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica