Publicado em 30 out 2018

A realidade aos olhos dos sistemas de gestão no lean manufacturing

Redação

O lean manufacturing, que significa manufatura enxuta, começou a ser conhecido nos anos 80, onde foi disseminado o lema de fazer mais com menos.

luiz

Luiz Otávio Goi Junior

A filosofia lean, que se tornou uma grande onda dentro das indústrias, foi foco de desenvolvimento financeiro de muitas consultorias por ai. Com um conceito advindo de uma fábrica de máquinas de costura, que iniciou uma produção de veículos no Japão (Toyota), tornou-se uma estratégia importante em meio a grande concorrência existente nos últimos anos no mercado.

O lean manufacturing, que significa manufatura enxuta, começou a ser conhecido nos anos 80, onde foi disseminado o lema de fazer mais com menos. Desde então, vertiginosamente as empresas vem investindo forte na metodologia, buscando reduzir custos e tornar-se mais rápida.

Nesse processo, o mais crítico para seu não funcionamento, é a ansiedade por resultados que, ligada à desorganização, torna o sistema lean pobre e não sustentável. Isso porque diversas empresas saem realizando kaizens por aí, escolhendo algum processo pré-avaliado como gargalo e essa atuação acaba se tornando algo extremamente superficial.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica